Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Portal da Câmara amplia acessibilidade e passa a oferecer conteúdo em Libras.

Portal da Câmara amplia acessibilidade e passa a oferecer conteúdo em Libras.

por gec1 — última modificação 23/04/2020 15h20

O site da Câmara Municipal ganha uma nova ferramenta de acessibilidade. A ferramenta permite a tradução imediata de textos disponibilizados no portal do Poder Legislativo municipal do português para a Língua Brasileira de Sinais.

Os usuários com deficiência auditiva poderão se inteirar de todas as informações do portal graças a um sistema que faz a tradução dos textos para a Linguagem Brasileira de Sinais –  o VLIBRAS.

Além de auxiliar na inclusão social de deficientes auditivos da comunidade, o uso do VLIBRAS permite à Câmara cumprir de forma ainda mais eficaz a Lei Federal nº 10.436/2002  que determina que órgãos públicos e empresas privadas devem oferecer versões acessíveis em Libras de seu conteúdo.

Na verdade, trata-se aqui de um projeto com grande impacto social que busca atingir um objetivo muito maior, qual seja, o de solucionar definitivamente a questão da acessibilidade digital no País para esse segmento da população brasileira.

COMO FUNCIONA

Para acessar a aplicação, o usuário deve clicar no ícone azul com o desenho de duas mãos que aparece na lateral direita da página. Feito isso, uma pequena janela se abrirá após alguns instantes, trazendo um personagem. Basta apenas um clique em qualquer texto da página para que ele começa a interpretar o trecho destacado em Libras.

BENEFÍCiOS

O VLibras é uma ferramenta essencial para o acesso e a inclusão digital das pessoas com deficiência auditiva usuárias da Libras e proporciona significativos benefícios, como os que se seguem:

• atendimento à legislação vigente, ao garantir a usabilidade e a acessibilidade a todas as pessoas, independentemente das ferramentas utilizadas e de suas limitações individuais;
  • Melhoria na qualidade do acesso web, ao oferecer informação, conhecimento e meios de comunicação e expressão a todas as pessoas, com igualdade de condições; e
  • Melhoria da qualidade de vida, autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência.

PROGRAMA

VLIBRAS é resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

LIBRAS

Libras - Linguagem Brasileira de Sinais - é um conjunto de formas gestuais utilizadas por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

A Libras é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

Para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, evitando o uso do "Português sinalizado".

« Abril 2024 »