Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Novidades no site da Casa Legislativa!

Novidades no site da Casa Legislativa!

por gec1 — última modificação 16/12/2019 15h16
Entre as melhorias estão informações sobre vereadores, tramitação de Projetos de Lei, orçamento e finanças através de relatórios em formato CSV, licitações e emendas parlamentares. Ainda podemos contar com o projeto “Câmara Explica”, a otimização para móbile e todo conteúdo acessado com poucos cliques.
As novidades focam especialmente no Portal da Transparência, visando disponibilizar ao cidadão as informações sobre a gestão do Poder Legislativo.

O ano de 2019 termina com novidades!

Sob gestão do Presidente em exercício Ver. Alessandro dos Santos Rasquinha – Ver. Xando, que esta focada em ser exemplo de transparência e economia, foram lançadas diversas novidades em nosso portal. Com objetivo de estimular mais munícipes  exercer o controle social e acompanhar como o recurso público está sendo utilizado.

É claro que o Portal manteve a divulgação de informações já existentes, as mudanças focaram na visualização, melhor usabilidade e linguagem cidadã.

Hoje o site esta preparado para a audiência móvel, sem a necessidade de alterar  a versão desktop no celular, um  site otimizado para mobile garante um tempo de carregamento mais rápido e oferece aos usuários a melhor experiência em dispositivos móveis, redimensionando automaticamente sua fonte e suas imagens para uma visualização ideal.

Alem disso, agora a informação é acessada com poucos cliques, quando o menu é clicado, as informações disponibilizadas são apresentadas em uma única tela de modo a facilitar a usabilidade,com agilidade e  resposta imediata.

A reformulação dá início a um processo de disponibilização de bases de dados em formato aberto, os dados são disponibilizados em formato CSV, permitindo, dessa forma, sua livre utilização.

São apresentados relatórios de receitas, despesas tanto anuais como mensais, além de relatórios de diárias e recursos humanos, onde por exemplo a Câmara informa à sociedade:a composição numérica do quadro de pessoal para cada cargo ou função;a relação nominal de todos os trabalhadores, dividida por categoria – efetivo, comissionado e estagiário; e a remuneração de cada categoria.

Entre as novidades está a pasta “Projetos em Tramitação” que possibilita a consulta e o acompanhamento da tramitação de projetos de Lei na Casa Legislativa, a ideia da ferramenta é facilitar o acesso da informação para o cidadão por meio de um design simples e limpo.

Com  pretensão de  aumentar a transparência da gestão e o controle da sociedade, o programa “Câmara Explica” que traz noticias educativas com diversas informações para facilitar a compreensão de como a Câmara de Vereadores  funciona.  São textos, infográficos e vídeos, ferramentas interativas que tiram dúvidas e explicam termos Legislativos.

Ainda estamos buscando melhorias, dentre muitas,  a integração da extensão “Hand Talk” voltada à tradução para Libras, é uma delas . Esta ampliação na acessibilidade é fundamental para uso da pessoa com deficiência auditiva, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

gif_trad-textos.gif

O Portal estará sempre em constante aprimoramento, a fim de desenvolver um veículo de fácil acesso, ágil e de ampla compreensão, para oferecer ao cidadão a oportunidade de exercer o seu papel no acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos.

Acesse o site. Acesse o portal da transparência. Informação é direito seu.